COMO FAZER ESCORAMENTO DA LAJE

COMO FAZER ESCORAMENTO DA LAJE
COMO FAZER ESCORAMENTO DE LAJE

    Um erro muito comum em obra é na hora de fazer o escoramento. Quanto se trata de laje convencional, ele deve acontecer a cada 1,50 m, obedecida uma contra-flecha de 1:300, ou seja, um centímetro para uma vigueta de 3,00m. No caso de laje treliçada, o escoramento deve ser executado a cada metro.

    Tal escoramento pode ser feito com escoras de madeira, que podem ser até os caibros, que a posteriori serão usados na cobertura; podem ser de bracatinga ou ainda de ferro, que podem ser alugadas.

    É importante observar que nesse escoramento, no caso da opção por bracatinga, deverá ser executado um corte (ver ilustração) na escora de forma tal que encaixe perfeitamente na tábua em quina que servirá de berço para as viguetas. O erro que pode ocorrer é colocar a tábua em situação invertida. Essa tábua deverá ser fixada em toda a extensão do quadro sem emendas.

    Em hipótese alguma deve-se apoiar a escora diretamente na vigueta, pois corre-se o risco de danificá-la completamente.

    Quando estiver completa a cura do concreto em vinte e oito dias, o escoramento deve ser retirado das laterais para o centro.

    Para dirimir quaisquer dúvidas, clique aqui e converse com o corpo técnico das Lajes Santa Felicidade em Curitiba e Lajes Santa Felicidade em Campo Largo, na pessoa do Engenheiro Civil Renato Ostrowski e a arquiteta Cristine Ostrowski.






tags: escoras, escoramento, escorar laje, como escorar, escorando lajes, laje escoras, escora para laje, escorando laje, laje escorada.